sábado, 30 de abril de 2011

Joana

Este texto não foi revisado pelo motivo de auto-preservação .


Querida vovó ,

Gostaria que você soubesse que você não poderia ter sido uma avó e filha melhor do que você foi durante todos esses anos . E não digo isso porque li em algum velório alheio , digo isso com a mais singela sinceridade .

Sentiremos sua falta nos almoços de domingo ( que provavelmente demorarão algum tempo para acontecer ) , e não somente da sua comida , mas do jeito como você se sentava no sofá e ria das nossas piadas mesmo sem entender nenhuma .

Nunca consegui enxergar maldade em você , e eu enxergo muita maldade nas pessoas , você sabe . Sempre te achei com a alma de uma criança inocente que nunca havia saído de casa para brincar .

Espero que possamos nos comunicar por telepatia , e se isso for realmente possível , a senhora entendeu por que não chorei e nem me desesperei .

Me lembro de quando eu era criança e muitas vezes eu dormia chorando , pensando no dia em que eu não teria mais você ou o vovô . Eu chorava muito em silêncio , ninguém nunca soube disso , acho que eu sempre gostei de sofrer por antecipação .

Mas eu não estou triste porque sei que você está com as pessoas que você sempre amou . Não vou entrar no tópico das desculpas . Não tem pelo o que me desculpar , e muito menos não tenho que te perdoar por nada .

Dormi na sua casa ontem , mas não tive coragem de entrar no seu quarto . Pode parecer grotesco , mas é como se uma pequena parte da minha vida tivesse perdido o pouco da graça que tinha . Mesmo a minha casa parece vazia , é como se todos os móveis estivessem de luto . Inclusive o sofá de couro que você não chegou a ver .

Muitas pessoas foram te ver , você era muito querida , e eu sentia um forte aperto no peito quando elas te tocavam . Eu não gostava que ficassem conversando sobre assuntos aleatórios perto do seu caixão . Tive vontade de mandar todo mundo ir embora . Mas os que compareceram , o fizeram realmente de coração . Alguns que te viam todos os dias não compareceram , mas alguns que há anos não te viam , apareceram tímida e discretamente para te ver . Minha mãe ficou feliz .

Você sabe que sou mais do que grata por tudo que a senhora fez por mim . É a primeira vez que me dirijo a você como “ senhora .”

O vovô ficou do seu lado até o último minuto que foi possível , e todo mundo percebeu que ele te amava muito mais do que demonstrava .

Talvez eles mudem de casa , talvez permaneçam . Se mudarem , entenda . Não é porque eles se sentem mal lá ou coisa do tipo , mas a simples lembrança da senhora tomando banho e cantando , é muito dolorosa para suportar . Simplesmente porque todos te amamos .

Sei que estas em paz porque eu sei . Eu sinto . Eu sabia desde ontem . Espero que tenha ouvido a minhas preces e continue ouvindo . Um dia nós nos veremos novamente , eu espero , e até lá , paz .

Nenhum comentário:

Postar um comentário